Câmara Municipal realiza Evento em Comemoração à Proclamação da República em Jacinto

por adm publicado 17/11/2021 13h23, última modificação 17/11/2021 13h23

Engajada no resgate das comemorações de eventos cívicos e históricos, a Câmara Municipal de Jacinto, através da sua Presidente, Vereadora Pabiana Souza (PSDB), realizou na manhã dessa quarta (17), a Solenidade em Homenagem à Proclamação da República. O evento tomou o plenário do Poder Legislativo com diversas autoridades, que juntos assistiram palestras sobre o tema, discursaram e fizeram o ato solene de hasteamento das bandeiras.

A solenidade contou com participantes dos diversos setores no Município, todos convidados previamente através da Assessoria de Comunicação da casa. Além dos Vereadores, estiveram presentes o Tenente Rodrigo representando a Polícia Militar, a Secretária de Educação, Ana Cristina, o Secretário de Governo, Wilian de Deni, o Secretário de Gabinete, Gláucio Porto, o representante da defesa Civíl, Samuel Alcântara, as Representantes da Diretoria de Cultura Cláudia Moura e Beatriz Melo Ferraz, a Enfermeira representante do Hospital Bom Pastor, Cláudia Amarante e a Diretora da Escola João e Maria Elizangela Mendes, além do Prefeito Municipal Junior de Deni.

Todos foram agraciados com uma palestra de conteúdo histórico e educacional sobre os desdobramentos das ações que desencadearam a Proclamação da República. Ministradas pela Historiadora Jarliane dos Santos Martins, explicou além do já citado tema, também sobre a importância dos símbolos nacionais e sobre como a data nos remete a esse sentimento de pertencimento e patriotismo.

Ao final, o chefe do Executivo, prefeito Junior de Deni, abriu a tribuna com os discursos. Ele enfatizou que o município tem resgatado esse sentimento de patriotismo que há muito não vinha sendo executado na cidade. Segundo o prefeito, Jacinto tem conseguido voltar essas comemorações culturais com mais ênfase e que o poder executivo dará sempre apoio na amplitude dessas ações que visem o sentimento de brasilidade que se perdeu ao tempo.

Após o prefeito, o Tenente Rodrigo da Polícia Militar subiu à tribuna e também deu suas explicações. Ele vê com muito bons olhos esses eventos e enfatiza as ações da Policia Militar nas parcerias para a aplicação desse senso de pertencimento. O Tenente também se coloca e coloca toda a corporação do destacamento para o apoio em ações cívicas dentro do Município de Jacinto.

Após os discursos, todos foram convidados a descer ao hall de acesso do prédio do poder Legislativo para a solenidade de hasteamento das bandeiras. Para hasteá-las, foram posicionados o Vereador Secretário da Casa Legislativo, Nilson Dias (PSDB), o Prefeito municpal, Junior de Deni e o Tenente Rodrigo, da Polícia Militar.

A presidente da Casa, Vereadora Pabiana Souza (PSDB) destaca essas ações patrióticas na busca de uma retomada nesses sentimentos que foram deixados de lado ao longo dos anos em nosso município. Ele enfatiza que nessa Casa Legislativa não havia acontecido tal cerimônia até essa data, e que ela como presidente fica honrada em poder trazer ao público ações que visem o senso de pertencimento e patriotismo ao povo de Jacinto. “Nossa República segue em construção e temos a certeza que conseguiremos evoluir ainda mais graças a força e união dos poderes e principalmente do nosso povo. Eventos como o que organizamos traz para a população a importância das nossas datas e símbolos patrióticos, elevando mundialmente nossa bandeira e nossas riquezas, para que possamos sempre lembrar com orgulho da nossa pátria”, finalizou Pabiana.

A Câmara Municipal de Jacinto promove toda e qualquer ação que vise a expansão do senso de pertencimento e de orgulho da nossa pátria não só no município de Jacinto, como em qualquer lugar em que estiver.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 24 de Novembro, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Rádio Povo FM.