Câmara Municipal realiza primeira Reunião Ordinária do Mês de Maio de 2021

por adm publicado 26/05/2021 16h34, última modificação 26/05/2021 16h34

A Câmara Municipal de Jacinto realizou nesta quarta-feira, dia 26 de Maio, a primeira Reunião Ordinária do Mês de Maio de 2021. A reunião é a primeira que acontece em Maio porque a que aconteceria no dia 12 foi cancelada devido à restrições da Pandemia da Covid 19. A reunião transcorreu normalmente, com 5 vereadores presentes na casa legislativa e 4 participando através de videoconferência.

A sessão legislativa foi aberta com a moção nº 01, de pesar pelo falecimento de Coriolano Olegário de Almeida, o Cory, renomado músico, e ex-escrivão judicial da comarca de Jacinto. Apresentada pelo vereador Sérgio Freitas Gomes (PRTB), a moção teve respaldo e compartilhamento de todos os vereadores. Após, foi feito um minuto de silêncio em homenagem à Cory e à todas as vítimas do Covid-19 em todo o território nacional. Logo após, a servidora da Câmara Municipal, Rhara Rebouças fez a leitura da ata da Reunião de 14 de Abril, sendo aprovada por todos. Após, a presidente da casa, Pabiana Souza (PSDB), apresentou à casa, projeto de lei de número 07, do executivo Municipal que dispões sobre as diretrizes e elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), e dá outras providências. A presidente da casa, após apresentação do projeto, encaminhou o mesmo à Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, para que pudessem apreciar e dar seu parecer. Também foram encaminhadas para a mesma comissão, a prestação de contas do executivo no ano de 2019.

Após, a presidente colocou em votação os projetos de resolução, e indicações (Listados ao final), cada vereador autor da matéria, teve tempo determinado para explanar sobre os assuntos, sendo todos votados favoráveis e por unanimidade.

Ao final das leituras dos projetos de resolução e Indicações, a presidente leu as respostas do executivo, aos ofícios, indicações e requerimentos enviados pelo legislativo. Após, foi aberta a tribuna livre para os oradores inscritos. Por ordem, usaram a palavra os vereadores Getúlio Martins (PSDB) e Sérgio Freitas Gomes (PRTB).

A próxima Reunião ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 09 de Junho, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Rádio Povo FM.

Abaixo o projeto de resolução e as indicações colocadas em votação no plenário municipal:

• Projeto de Resolução nº 01 da Mesa Diretora – Concede revisão geral na forma do inciso-X, do Art. 37 da constituição Federal, aos vencimentos dos Servidores Públicos do Poder Legislativo do Município de Jacinto-MG, e dá outras providências.
  • Indicação nº 38, do Vereador Giliard Vieira – Executar serviços de calçamento com implantação de meio-fio, na Rua Maria Ferreira Costa, no distrito de Jaguarão.
  • Indicação nº 43, do Vereador Nilson Dias – Calçamento da Rua Professora Maria do Socorro Lúcio, no Bairro Dr. Sinval.
  • Indicação nº 39, do Vereador Edson Silva Lúcio – Executar os serviços de calçamento com implantação de meio-fio nas seguintes Ruas em Avaí: Rua Boa Vista e São José.
  • Indicação n

º 40, dos Vereadores Pabiana Francisca, Edson Silva Lúcio, Getúlio Martins, Giliard Vieira, Joarlen Berberino, Nilson Dias e Rawlinson Vieira – Executar serviços de complementação de calçamento da Rua Clemente Prates, com início no trecho próximo ao consultório odontológico do Dr. Guilherme Fratezzi.

• Indicações com os nºs 35 e 36, do Vereador Getúlio Martins – Respectivamente, executar serviços de reforma e revitalização da praça do Distrito de Avaí, com plantio de grama, instalação de bancos, lixeiras e luminárias; executar serviços  de construção de muro de alvenaria ao redor da quadra de esportes do distrito de Avaí.
  • Indicações com os nºs 41 e 42, do Vereador Joarlen Berberino – Respectivamente, construção de campo de futebol society de grama sintética na área da antiga Nestlé; complementação de pavimentação asfáltica na Av. Pedro Araújo, no Bairro Dr. Sinval.