Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Constas realiza Audiência Pública para elaboração do Plano Orçamentário para o Exercício de 2023

por adm publicado 08/11/2022 17h47, última modificação 08/11/2022 17h47

Seguindo os trâmites legais afim de dar uma maior participação à população Jacintense, a Câmara Municipal de Jacinto, através da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, presidida pelo Vereador Rawlinson Vieira, realizou na manhã da última segunda (07), a 1ª Audiência Pública sobre a elaboração do Plano Orçamentário para o Exercício de 2023. Além dos Vereadores, também estiveram presentes a assessoria Jurídica do Legislativo, além do Secretariado Municipal das pastas de Assistência Social, Educação, Governo e Esportes, e juntos, puderam trocar ideias e experiências fazendo uma elaboração eficaz para todo o povo do município.

Essa Audiência foi o primeiro passo na elaboração do Plano Orçamentário e abriu espaço para as modificações a serem feitas para que na próxima, marcada para dia 28 de Novembro, as Secretarias possam ter melhores informações para que possam, através da votação do Poder Legislativo, ter uma margem segura de orçamento para garantirem o direito dos cidadãos no ano de 2023.

Com isso, o Presidente da Comissão, Vereador Rawlinson Vieira, abriu espaço aos Secretários do Governo que deram suas explicações seguindo cada um as especificações de sua pasta. A primeira, foi a secretária de Educação, Ana Cristina Teixeira Gomes. Logo depois, a Secretária da Assistência Social, Aparecida Rodrigues. Na sequência o secretário de Governo, Willian de Deni e finalizando, o Diretor do Departamento de Esportes, Ronaldo Ferreira.

Durante as explicações, o Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Messias Fortunato, e Assessor Legislativo, Rodrigo Almeida Campos e também os Vereadores, interviam, confrontavam alguns pontos e buscavam maiores e melhores informações para que essa elaboração de diretrizes seja feita da forma mais clara, sucinta e transparente possível, garantindo os direitos do cidadão.

O presidente da Comissão, Vereador Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), disse que a elaboração da LDO tem sido um desafio, porém, com a parceria entre as casas legislativa e executiva e a importante participação da população, ele tem plena convicção que a comissão irá fazer um trabalho significativo e de grande valia. "Nós elaboramos isso tudo embasados nos projetos enviados pelo Poder Executivo e discutimos diretamente com eles buscando o melhor para o nosso Município. Acredito que a Câmara fará o que tem que ser feito, elaborando as diretrizes da melhor forma e dando ao nossa povo uma melhor destinação dos recursos públicos, impactando positivamente nossa sociedade Jacintense”.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomadas de contas volta a se reunir no próximo dia 22 de Novembro, em Reunião de Comissão, para deliberarem mais uma vez sobre os 3 Projeto de Lei que regem o Plano Orçamentário para que no dia 28 de Novembro, na segunda Audiência Pública, tudo possa estar encaminhado para a votação no Plenário Municipal.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 09 de Novembro, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Web Rádio do Poder Legislativo.