Comissões movimentam os trabalhos do Legislativo com análise de Importantes Projetos de Lei

por adm publicado 17/05/2023 09h40, última modificação 17/05/2023 09h40

Os Legisladores Jacintenses intensificaram os estudos sobre alguns importantes projetos de lei na manhã da última terça (16). Em análise, reuniram-se as Comissões de Finanças, Orçamento e Tomadas de Conta, de Legislação, Justiça e Redação Final e a Comissão Especial, criada para análise da Proposta do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Com todo esse trabalho, a Casa contou com o respaldo das suas Assessorias Contábil e Jurídica, tendo participado todos os vereadores, mesmo os que não compõem as citadas Comissões.

No primeiro momento, a Comissão Especial, presidida pela Vereadora Pabiana Souza (PSDB), discutiu sobre como a Câmara teria participação na análise do Programa de Crédito Fundiário e para saber mais sobre o mesmo, recebeu o Sr. Felipe, presidente da associação que será beneficiada, para que ele explicasse melhor sobre o tema. Contudo, após discussão e estudo da viabilização, ficou esclarecido que o papel da Câmara seria apenas de abrir o espaço para discussão entre a empresa que fará os trâmites e os futuros contemplados. Assim, a Comissão Especial convocou uma Audiência Pública, marcada para a próxima sexta, dia 19, para que eles possam explicar não só aos contemplados, mas para toda a população Jacintense possa saber quais foram os procedimentos que a empresa e a associação fizeram e farão para ter enfim essas terras.

Após esse debate, entraram em ação as comissões de Finanças, Orçamento e Tomadas de Conta e de Legislação, Justiça e Redação Final, analisando os PL’s Nº41/2023, do Executivo, que “atualiza a contribuição de custeio do serviço de iluminação pública, conforme normativas da CEMIG e dá outras providências”, e os PL’s Nº 46/2023 e 48/2023, também do executivo e que respectivamente tratam de “altera vagas/vencimento de operador de balsa e redistribuição de servidores efetivos” e “cria o cargo de auxiliar de marinheiro fluvial de convés no plano de cargos e salários dispostos na lei complementar 944/2012”. Sobre esses temas, os Legisladores já haviam tido uma reunião com os servidores que prestam esse serviço na balsa, os principais interessados, e com mais essa reunião de hoje, deram mais um passo para a resolução final de ambos os projetos para que possam ser colocados em votação.

Após apresentados, deliberados e discutidos, todos os Projetos de Lei em ambas as comissões tiveram seus pareceres, e terão algumas propostas para que sejam colocadas e aprovadas de uma melhor forma. Já sobre o Crédito Fundiário, a Audiência Pública acontecerá na próxima sexta e será transmitida em todos os canais do Poder Legislativo.

A Câmara Municipal de Jacinto e todas as suas Comissões, através de seus vereadores, seguem estudando, projeto por projeto, buscando, fiscalizando com muito critério e visando o melhor para o cidadão Jacintense.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 31 de Maio, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook, Web Rádio do Poder Legislativo e também pela Rádio Povo FM.