Comissões se reúnem para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023

por adm publicado 14/06/2022 17h32, última modificação 14/06/2022 17h32

As Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento e Tomadas de Conta tiveram uma manhã agitada nesta terça (14). Além dos componentes das pastas, os outros vereadores também se debruçaram juntamente com a Assessoria Contábil da casa para esmiuçar e desenvolver a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício financeiro do ano de 2023. A LDO reúne detalhes sobre o uso dos recursos públicos no curto prazo, definindo as ações a serem tomadas no ano seguinte.

Vindo do Executivo, o Projeto de Lei, depois de apreciado pelas comissões, teve pequenas alterações feitas pelo Legislativo. Ao todo, 6 ou 7 emendas foram inseridas e incluídas ao projeto que segue em tramitação até sua finalização em Audiência Pública que acontecerá na próxima terça, dia 21 de Junho. Essas emendas se dão em razão de o Legislativo buscar uma maior eficiência na execução do plano orçamentário para o ano de 2023, pois é através dele que se estabelecem os limites para as despesas e fixam o montante de recursos que devem ser economizados para as ações futuras, promovendo equilíbrio entre as receitas e gastos, impactando a sociedade como um todo.

Com auxílio da Prime Consultoria e Assessoria Contábil, os Vereadores puderam ter maior segurança e apoio ao indicar modificações no texto base da LDO. Eles, por sua vez, interviam sempre que necessário, confrontavam-se sobre alguns assuntos a fim de ter melhores e maiores informações para que essa elaboração de diretrizes seja feita da forma mais clara, sucinta e transparente possível e que garanta à população a perfeita execução do orçamento para que possam usufruir do que lhes é de direito.

Para o presidente da comissão de Finanças, Orçamento e Tomadas de Conta, Vereador Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), esse dia de debate foi de extrema importância para o andamento das ações da Câmara. Por ser sua primeira vez como vereador e segunda vez na elaboração da LDO o vereador pretende seguir com serenidade e estudo aprofundado entre todos para que consigam trazer sempre o melhor para Jacinto. “A elaboração da LDO tem sido um desafio, porém, com nosso conhecimento adquirido ao longo do pleito, eficiência de nossa Contabilidade e boa participação e vontade dos colegas vereadores, estamos chegando em consensos cada vez mais igualitários que vêm garantir um trabalho significativo e de grande valia para a população”, disse o Vereador Rawlinson.

Já o presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Vereador Joarlen Berberino (PP), vê a união e bom convício entre os legisladores e a experiência deles em elaborações orçamentárias anteriores fazem esse trabalho ficar mais fácil e com mais afetividade para a população. “Nossa casa está cada vez mais unida e com debates cada vez mais proveitosos, tenho a certeza que tudo que aprendemos ao longo dos anos vem sendo utilizado aqui, pensando sempre na garantia de direitos ao cidadão. Tudo isso trará uma melhor resolução para as demandas que o Município tanto necessita e assegura mais benfeitorias em tempo mais hábil para nosso povo”, finalizou.

A LDO será apresentada e discutida mais uma vez na próxima terça, dia 21 de Junho, onde os Vereadores receberão as autoridades do Executivo, para que possam em conjunto debater as metas orçamentárias de 2023. A Câmara preza sempre pelo bom diálogo entre os Poderes e garante melhores execuções para toda e qualquer demanda que chegue.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 29 de Junho, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Web Rádio do Poder Legislativo.