Legislativo fiscaliza condições no abastecimento de água no distrito de Conceição

por adm publicado 12/04/2021 16h59, última modificação 12/04/2021 16h59

Após várias denúncias, reclamações e pedidos da população, a Câmara Municipal de Jacinto, através de seus entes legislativos visitou na manhã desta segunda, dia 12 de Abril, as dependências da caixa de captação e armazenamento de água no distrito de Conceição. Na visita, os vereadores foram acompanhados pelos servidores responsáveis pelo controle do abastecimento e ouviu deles quais os problemas a serem resolvidos pela casa, junto ao Executivo e principalmente, junto à prestadora de serviço de abastecimento de água, COPANOR.  

A escassez de água no distrito é recorrente e a cada novo ciclo, tende a piorar. As fontes de captação estão cada vez mais deterioradas e sem o devido controle pela responsável, trazendo mais problemas aos moradores daquele povoado. A COPANOR, que é quem tem a cessão naquela localidade, tem um projeto de melhoramento com previsão de início para 2022. Enquanto a prestadora não começa a obra, o Executivo Municipal tem se virado para não deixar a população desabastecida.  

O legislativo já vem há algum tempo fiscalizando e lutando contra as prestadoras de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto que atendem o Município de Jacinto e seus distritos, e no caso de Conceição, não ia ser diferente. Os vereadores Nilson Dias (PSDB), Edson Silva Lúcio (REPUBLICANOS), Rawlinson Vieira (Republicanos e Pabiana Souza (PSDB) conferiram de perto o problema que tanto aflige aquela população.  

Na caixa onde é armazenada a água, os funcionários responsáveis mostraram aos agentes legislativos todo o trabalho que tem na manutenção e controle da distribuição da água. Desde falta de manutenção na barragem até o perigo de subir numa escada improvisada na caixa foi mostrado aos vereadores. Após a visita, a Câmara Municipal, com o material captado, irá seguir com a representação junto a ARSAE na busca de melhorias para mais esse distrito, assim como já vem sendo feito em Avaí e Jaguarão. “Vamos juntar o máximo de informações e material para que possamos apresentar aos responsáveis da ARSAE que irão se reunir com a casa no próximo dia 20 e cobrar deles mais celeridade na resolução dos problemas de Conceição, pois quem tem sede, não pode esperar até ano que vem para que esse problema possa ser sanado”, enfatizou a presidente Pabiana Souza.  

Já o vereador Edson Silva Lúcio se comprometeu também a ajudar no que for necessário para que a população do distrito não sofra mais tanto com a falta d'água. Para o vereador, se a prestadora responsável pela cessão tem que fazer a manutenção correta da localidade e não deixando o povo desassistido em relação ao abastecimento.  

O Legislativo Municipal já encaminhou todo o material captado para a Assessoria Jurídica da casa e também ao Executivo na busca de melhorias ao distrito de Conceição. No próximo dia 20 de Abril, a Câmara irá se reunir, de forma remota, com os responsáveis pela Agência Reguladora para cobrar a correta ação das prestadoras de serviços de abastecimento de água, para ter uma solução definitiva sobre o problema.      

 

error while rendering plone.comments