Legislativo incentiva a volta e finalização do Projeto de Georreferenciamento em Jacinto

por adm publicado 10/03/2022 16h40, última modificação 10/03/2022 16h40

Lutando por melhorias de condições para toda a sociedade Jacintense, os Vereadores Nilson Dias (PSDB) e Joarlen Berberino (PP), juntamente com o Secretário de Governo Municipal Wilian de Deni e o Secretário Executivo do CIMBAJE Auréliomarks Matos, estiveram reunidos na sede do CIMBAJE, na manhã dessa quinta (10), buscando soluções para a finalização do Projeto de Cooperação Técnico-Científica de Georreferenciamento. Realizado pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com os Municípios Consorciados no CIMBAJE, o projeto foi paralisado em Jacinto desde Abril de 2020, período crítico de início da pandemia, passando por diversos problemas burocráticos, tendo enfim a solução encontrada a partir na data da reunião.

O programa vinha sendo executado desde o ano de 2019, fazendo o cadastro territorial multifinalitário urbano com uso de tecnologia em Geoestatística, Geoprocessamento e Aerofotogrametria por drones, para levantamento de informações e regulamentação territorial. Através desses registros, foram criados modelos digitais de área e a partir deles, cada município pôde buscar as soluções específicas de sua localidade. As informações levantadas pelo programa estão proporcionando a maior regularização fundiária urbana do Vale do Jequitinhonha.

Em Jacinto, o programa já tinha sido executado em mais de 70% do seu território, incluindo os distritos, e teve essa paralização devido os percalços causados pela pandemia. A equipe local, treinada sob coordenação do Professor Gérson Rodrigues da UFV, acabou sendo dispensada e o trabalho paralisado até o momento. Com isso, os Vereadores buscaram soluções para esse impasse e juntamente com os responsáveis do Executivo, conseguiram fazer o programa recomeçar. Para o seguimento do trabalho, já estão buscando novos integrantes para a equipe local, para dar essa continuidade e enfim finalizar o levantamento de informações para a regulamentação territorial em nossa cidade.

Segundo o Vereador Nilson Dias (PSDB), através da finalização do programa os moradores ao possuírem sua regularização, terão maiores garantias e segurança jurídica de seus imóveis. “Os moradores terão enfim seus documentos em mãos e através deles acesso a melhorias de serviços públicos de energia elétrica, saneamento básico, distribuição de água, etc. Poder contribuir como parlamentar e cidadão, na reabertura de um programa tão importante como esse, nos enaltece e nos dá a certeza que estamos seguindo os melhores caminhos para que o município e sua população possam ter acesso a benfeitorias que não tinham até então”, exclamou Nilson.

Já o vereador Joarlen Berberino (PP), indaga que através da parceria entre a Universidade Federal de Viçosa com os Municípios consorciados trará uma economia muito significativa para a população. Segundo o Vereador, um sistema de regularização particular na região não sai por menos de R$ 1.250, cada terreno. Através da parceria entre os Municípios consorciados, cada um custará ao Município apenas R$ 30. “É uma economia gigantesca para o município e principalmente para o cidadão, que não terá custo algum para receber a sua documentação. Buscamos incentivar o Executivo a participar de mais e mais projetos que beneficiem nosso povo e através deles possam ter o retorno que tanto merecem”, finalizou o Vereador Joarlen.

A Câmara Municipal de Jacinto, através de seus vereadores, segue buscando parcerias, lutando pelo povo, buscando mais projetos e programas que beneficiem o Baixo Jequitinhonha, trazendo mais recursos para a região, protegendo-a e protegendo sua população.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 30 de Março, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Web Rádio do Poder Legislativo.