Legislativo Participa da Campanha Proteja, do Conselho Tutelar, nos Distritos de Jaguarão e Avaí

por adm publicado 27/05/2021 16h35, última modificação 27/05/2021 16h48

Maio é o mês de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Tendo o dia 18 como o dia Nacional de combate à esse crime, é realizada durante todo o mês a campanha “Maio Laranja” onde é feito o enfrentamento e divulgação de maneiras de prevenir a violência sexual contra menores de idade e também fazer com que a sociedade ajude no combate a esse tipo de crime. Com isso, o Conselho Tutelar de Jacinto-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário, lançou paralelamente a campanha “PROTEJA”, que levou nessa semana aos distritos de Jaguarão e Avaí, todas essas explicações necessárias através de ações educativas e da cartilha sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Com objetivo de fortalecer e informar, tanto os profissionais da rede de proteção, quanto aos jovens e familiares, a Câmara Municipal, representada pelos Vereadores Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), Getúlio Martins (PSDB) e Edson Silva Lúcio (REPUBLICANOS), se fez presente na campanha juntamente com os Conselheiros Tutelares. Os Vereadores, sempre lutando contra os problemas que afligem menores no nosso município, participaram das ações nos distritos, caminhando junto, mostrando à população todas as explicações a serem tomadas em caso de abuso, ensinando, educando, informando e colocando a casa Legislativa sempre à disposição daquele conselho e de qualquer cidadão, para qualquer atividade em que se faça necessária.

Para o vereador Rawlinson, numa maneira de não deixar nossos jovens e adolescentes vulneráveis ao abuso, a principal arma que podemos utilizar é a informação. A população informada se fortalece e combate melhor esse mal. “Seguiremos juntos com o conselho tutelar e não mediremos esforços, informando, comunicando e buscando projetos onde eles sejam inseridos em oficinas de artes, teatro, música e fiquem longe de qualquer forma de abuso”, disse. Já o vereador Getúlio vê na campanha, mais uma forma de diminuição nos números de violência contra menores. “Com tanta gente informada, jovens sabendo seus direitos e os canais onde denunciar, essa terrível prática tende a ter números cada vez menores, e iremos seguir lutando para que isso fique apenas no passado”, completou. O vereador Edson Lúcio acredita que o enfrentamento contra esse tema é um compromisso coletivo de toda a sociedade, visando sempre uma melhor estrutura emocional e física dentro do meio familiar. “Temos que garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, para que tenham uma vida plena e com garantia ao desenvolvimento saudável, ou seja, sem qualquer tipo de violências”, finalizou o vereador.

A campanha vem para tirar esse tema da invisibilidade e dar luz às soluções. As denúncias de casos de abuso ou exploração sexual podem ser feitas através do Disque 100A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

MAIO LARANJA, MÊS DO ENFRENTAMENTO E DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

FAÇA BONITO! DENUNCIE.