Legislativo Participa da solenidade Cívica do Dia da Independência do Brasil

por adm publicado 03/09/2021 15h30, última modificação 03/09/2021 15h27

Mantendo as tradições cívicas de Jacinto, visando o fortalecimento do sentimento de pertencimento e patriotismo nas crianças e jovens do município, foi realizado na manhã dessa sexta (3), o Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. Sempre acompanhando os diversos momentos solenes por aqui, a Câmara Municipal de Jacinto se fez presente através dos Legisladores, que além de comparecer, também marcharam juntamente com os diversos grupos que fizeram a solenidade acontecer.

Tendo a Escola Municipal Pedro Abelardo como sede para a realização do evento, a solenidade teve a presença massiva das autoridades do município, sendo representadas pelo prefeito municipal, Junior de Deni, a Presidente da Câmara, Pabiana Souza (PSDB), todo o Secretariado Municipal, Vereadores e pela Polícia Miliar. Organizado pelos departamentos de Esporte e Cultura, as ações foram desde apresentações de dança, esporte, lazer, hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional e Hino da Independência.

Em sequência, em organização da Polícia Militar, Monitores do Departamento de Esportes e dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, iniciou-se o desfile das crianças e jovens Jacintenses. Organizada em blocos, a passeata se estendeu pelas ruas do município, entornando a praça do Banco do Brasil, desfilando próximo à Feira da Agricultura Familiar e  retornando logo após para a Escola Municipal Pedro Abelardo.

Para os Vereadores Pabiana Souza (PSDB) e Edson Silva Lúcio (REPUBLICANOS), manter as tradições cívicas é muito importante para uma cidade. Um povo sem história acaba tendo seu futuro prejudicado e através dessas solenidades, desfiles e ações, a perpetuação da cultura passa de geração em geração.

Segundo a presidente Pabiana Souza (PSDB), o 7 de Setembro é uma das principais datas no Brasil e deve ser sempre lembrada e celebrada. Para a parlamentar, nos dias atuais o patriotismo acaba ficando de lado e através de políticas públicas, o município tem mudado esse cenário. “Acontecer um evento nesse nível nos dá esperança de melhoria. É emocionante ver nosso jovens e crianças marchando e celebrando desse jeito. Esse foi um evento pequeno, porém tenho certeza que foi o pontapé inicial para a alavancagem da cultura de patriotismo, cravando um marco no nosso Município”, finalizou a presidente.

O vereador Edson Silva Lúcio (REPUBLICANOS), segue a mesma linha e acredita no fortalecimento das tradições tanto cívicas quanto culturais em Jacinto e seus distritos. Ele ajudou no ensaio do desfile com as crianças e jovens de Avaí, apoiando e dando exemplos de civilidade a todos daquele distrito. “A oportunidade de mostrar aos jovens as nossas tradições têm que ser mantidas e firmes. Poder traze-los à essa solenidade e poder fazer com que tenham esse senso de civilidade me enobrece como pessoa e como parlamentar. A importância de ações como essa é extrema, pois no nosso país, o patriotismo está se perdendo e o 7 de Setembro tem que ser lembrado, fazendo com que nossa bandeira seja motivo de orgulho”, indagou o Vereador.

A solenidade teve seu encerramento com o discurso das autoridades que, mais uma vez, fortaleceram o senso de civilidade e de patriotismo junto aos jovens e crianças que participavam. Todos contribuíram para tornar o desfile cívico um verdadeiro show de criatividade que encantou quem estava assistindo.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 08 de Setembro, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Rádio Povo FM