Legislativo participa de Seminário Nacional de Gestão Pública em Brasília

por adm publicado 17/03/2023 16h00, última modificação 17/03/2023 16h00

Os Vereadores Jacintenses Getúlio Martins (PSDB), Giliard Vieira (REPUBLICANOS) e o presidente da Câmara, Vereador Nilson Dias (PSDB), participaram entre os dias 14 e 17 de Março, do “Seminário Nacional de Gestão Pública Municipal”, em Brasília-DF. O Seminário, promovido pelo Instituto Nacional de Capacitação de Agentes Públicos, tratou de temas que visam fortalecer o Legislativo Municipal além de planejamentos e ações internas que ajudem e facilitem nesse fortalecimento.

O evento teve como foco agentes públicos de qualquer ente e poder, abordando aspectos gerais sobre suas atribuições em cada setor, na defesa dos interesses coletivos de toda a sociedade que é resguardada pelos entes políticos. Através de um planejamento estratégico e uma comunicação eficaz e inclusiva, constrói-se assim uma melhor liderança e traz maior resolutividade na aplicação de recursos e conclusão de demandas que chegam às Casas Legislativas.

Para o Vereador Getúlio Martins (PSDB), as novas ferramentas estudadas durante o seminário trazem maior efetividade no trabalho do Vereador e, consequentemente, melhorias para a população. Segundo ele, o cidadão quer muito mais e quer participar ativamente da transformação da sociedade em que faz parte. “Podemos aprender ideias maravilhosas sobre assuntos diversos e entender melhor o que o povo necessita. Com o advento da tecnologia, há formas de ouvir todo mundo, e através disso dar abertura a participação social das pessoas dentro do processo”, afirmou o Vereador.

Já o Vereador Giliard Vieira (REPUBLICANOS), destacou a importância da participação num Seminário desse nível, pois sendo vereador em seu primeiro mandato, quer absorver o máximo para garantir os direitos do cidadão. “É sempre bom ter o que aprender, pois o nível dos palestrantes é muito bom e a gente acaba se capacitando melhor. Através desses encontros, conseguimos estudar e buscar o conhecimento necessário para trazer para os Jacintenses a garantia que eles terão seus direitos resguardados”, completou.

O Presidente Nilson Dias (PSDB) por sua vez, afirma que o fortalecimento das Câmaras é norteado pela melhoria do sistema de políticas públicas. Com o conhecimento adquirido, o processo Legislativo ganha força e o trabalho do Vereador para com as demandas públicas fica mais transparente. Através da tecnologia, aliada a um maior conhecimento do que pode ser feito, as Câmaras tem maior autonomia e a população maior segurança. “São novas formas de deixar o processo legislativo e o sistema de políticas públicas mais transparente para o cidadão, dando a ele maior poder em acessar os projetos, poder ler, poder estudar os pareceres, poder conhecer tudo e participar efetivamente do processo. Aprendemos através disso que temos que buscar o fortalecimento do Legislativo através da inovação, sendo possível desenvolver o trabalho de forma melhor, gastando menos energia e dinheiro, mas com mais impacto e resolvendo mais problemas das pessoas”, finalizou o Presidente.