Legislativo realiza duas reuniões decidindo importantes pautas para Jacinto

por adm publicado 29/09/2021 17h51, última modificação 29/09/2021 17h51

Depois de suspensa a primeira reunião do mês de Setembro, devido às obras de expansão e enquadramento do prédio da Câmara nas normas do corpo de bombeiros, a Reunião Ordinária do Legislativo Municipal de Jacinto teve mais uma edição na manhã de quarta, dia 29 de Setembro. Reunindo-se mais uma vez no plenário municipal, os Vereadores deliberaram, discutiram e apreciaram matérias de relevante importância ao Município de Jacinto. Além disso, dando agilidade e celeridade no processo legislativo, a presidente Pabiana Souza (PSDB), abriu Reunião Extraordinária para votação das contas do executivo do ano de 2019.

A sessão legislativa começou com a extraordinária (5ª desse tipo no ano), e contou com a votação de quase todos os vereadores, tendo como ausência apenas o vereador Joarlen Berberino (PP), que chegou após a votação já estar terminada e a reunião encerrada. O projeto analisava as contas do ex-prefeitos em exercício no ano de 2019. Leonardo Augusto de Souza, de Janeiro a Novembro e Adailton Alves de Almeida, em Dezembro daquele ano. Na votação, os vereadores Getúlio Martins (PSDB), Warlen Damaceno (PRTB), Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), Edson Silva Lúcio (REPUBLICANOS), Nilson Dias (PSDB) e Giliard Vieira (REPUBLICANOS), votaram acompanhando o relatório do Tribunal de Contas Estadual, que aprovava as contas do ex-prefeito Leonardo com ressalvas. Os vereadores seguiram o tribunal e votaram pela aprovação do mesmo. Os vereadores Sérgio Freitas (PRTB), embasado justamente nessas ressalvas e a presidente Pabiana Souza (PSDB), em nome do setor de educação, que segundo ela foi prejudicado, votaram contra a aprovação das contas. A presidente ainda justificou que independente de quem seja o gestor que estará tendo suas contas julgadas, ela exige que venham sem ressalvas e que os ex-gestores possam ao menos responder os ofícios, enviados seguidamente pelo Legislativo e sem resposta nesse caso. Encerrada a votação, a presidente deu números finais à Reunião Extraordinária.

Dando seguimento, a presidente da casa deu início à Reunião Ordinária que foi aberta com um minuto de silêncio em homenagem a Ivan Ferreira, Adroaldo, Marli, Maria de Celvira, e à todas as vítimas da covid em território nacional. Após, Pabiana abriu a sessão legislativa informando que a ata da reunião anterior já havia sido entregue aos Vereadores em formato digital e que não havia nenhuma ressalva a ser feita, aprovando-a. Em continuidade, a presidente deu voz a cada vereador que apresentou indicação e/ou requerimento (listados ao final), para que pudesse explanar sobre os temas, tendo sido todos aprovados por unanimidade.

Logo em seguida, a presidente colocou 3 Projetos de Resolução (listados ao final) para votação, já apreciados pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Tomadas de Conta, e de Legislação, Justiça e Redação Final. Em votação, todos foram aprovados, autorizando a Câmara Municipal de Jacinto a se filiar na Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha – ACAMBAJ.

Após a extensa deliberação e votação dos projetos, a presidente Pabiana abriu espaço na tribuna aos oradores inscritos. A ordem foi a seguinte: Vereadores Getúlio Martins, Nilson Dias e Edson Silva Lúcio, ambos falando e expondo sobre o Encontro Estadual de Vereadores em que participaram na última semana, depois o Vereador Warlen explanando sobre suas demandas, e após eles, o cidadão Eduardo Leão falando sobre esporte.

A próxima Reunião ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 13 de Outubro, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Rádio Povo FM.

Abaixo as indicações colocadas em votação no plenário municipal, além dos Projetos de Resolução também votados:

• Indicações de nº 74, nº75, nº76 e nº 77 do Vereador Getúlio Martins – Respectivamente, Serviços de ampliação do cemitério de Avaí; Calçamento da Rua Santos Dumont, em Avaí, Serviços de extensão de rede elétrica e de calçamento na Rua José Gonçalves em Avaí; Necessidade de aquisição de aparelho de eletrocardiograma, nebulizador e equipamentos laboratoriais no PSF de Avaí.
  • Indicações de nº78, nº79, nº80, nº81 e nº82 do Vereador Joarlen Berberino – Respectivamente, Serviços de calçamento na Av. Dely Antunes; Serviços de pavimentação asfáltica na Av. Pedro Araújo; Complementação de Calçamento na Rua Dr. Érico Lemos Leite; complementação de calçamento na Rua Edite Delfina Neves; Serviços de Instalação de poste na Rua recreio.
  • Indicações de nº 83 e nº84 do Vereador Edson Silva Lúcio – Respectivamente, Criação da casa de apoio equipada com utensílios domésticos no distrito de Avaí; Apoio financeiro do Executivo Municipal para o projeto de arborização no distrito de Avaí.
  • Indicações de nº85, nº86 e nº87 da Vereadora Pabiana Souza – Respectivamente, Reparos de calçamento na Rua Martinho José dos Santos, próximo à antiga casa de Dely Antunes; Calçamento das Ruas 7 de Setembro e Rua Santa Oliveira Sales em Bom Jardim; Construção de uma quadra de esportes no distrito de Conceição.