Orçamento de 2023 é debatido em Segunda Audiência Pública na Câmara Municipal de Jacinto

por adm publicado 29/11/2022 16h25, última modificação 29/11/2022 16h24

O Plano Orçamentário para o exercício de 2023, foi mais uma vez debatido e estudado na manhã da última segunda, 28 de Novembro. Através da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, presidida pelo Vereador Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), a Câmara Municipal de Jacinto teve seu terceiro ato nessa elaboração do orçamento, dando mais um passo para um melhor planejamento e execução dos 3 projetos de Lei que vão reger toda a peça orçamentária prevista para o ano seguinte.

A Audiência Pública tem como principal finalidade a apresentação de soluções para os problemas já previamente enviados à casa pela população e o debate por parte deles com o Poder Público Municipal. Com isso, a Câmara deu a oportunidade dos Jacintenses de expor diretamente quais suas maiores necessidades e especificidades dentro de seu bairro, sua rua, etc, fazendo assim com que tenham papel primordial dentro da formatação e elaboração da peça orçamentária que definirá os recursos de Jacinto para 2023.

Com isso, o Presidente da Comissão, Vereador Rawlinson, deu voz a cada um dos vereadores presentes, que por sua vez, expuseram suas opiniões e demandas, primando por uma melhor execução das políticas públicas para a população. Após os parlamentares, o presidente abriu a tribuna ao público, e o cidadão Jardel Fernandes, deu seus pareceres sobre o que acha que pode ser feito de melhor na cidade através de uma melhor gestão de políticas públicas. Na sua visão, Jardel lamentou que a participação popular tenha sido pouca no plenário e enfatiza que a transparência dos atos do ente público é mais uma maneira de facilitar o acesso da informação à população, só depende dela participar, correr atrás e lutar por seus direitos.

De acordo com a Presidente da Casa, Vereadora Pabiana Souza (PSDB), é fundamental que a LDO não seja apenas uma peça fictícia feita em gabinete e que haja transparência no destino dos recursos. Ela enfatizou que a Câmara precisa se atentar sobre qual montante desses recursos serão destinados para as diversas áreas de atuação dentro do Município. “Necessitamos saber sobre a correta destinação e garantir para que a aplicação correta retorne à sociedade, que é quem tem esse direito. As prioridades de metas que serão estabelecidas, impreterivelmente, têm de ser passadas pelo crivo popular e a participação deles é fundamental. Precisamos  de um orçamento que realmente garanta mais qualidade e execução de políticas públicas de qualidade para nossa sociedade Jacintense”, finalizou.

Já o presidente da Comissão, Vereador Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), garante que com mais essa Audiência, com cada vez mais sugestões da população e tudo sendo especificado juntamente com os Poderes Legislativo e Executivo, a cidade e, principalmente, o cidadão, terão garantias de melhora no ano de 2023. “O orçamento deve ser debatido em conjunto e é isso que a gente vem propondo e fazendo através das duas Audiências Públicas e da Reunião de Comissão. Com elas, conseguimos apresentar as modificações necessárias para que a população seja atendida da melhor forma, dando a eles também a chance de escolher e brigar diretamente por qual é sua necessidade primordial”, disse o vereador.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomadas de Contas finaliza suas Audiências de elaboração do Plano Orçamentário e segue os trâmites para que tudo possa estar encaminhado e alinhado para a votação no Plenário Municipal.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 30 de Novembro, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Web Rádio do Poder Legislativo.