Presidente Nilson participa de Reunião importante no combate às arboviroses em Jacinto

por adm publicado 22/03/2023 18h09, última modificação 22/03/2023 18h09

Após a ação conjunta entre o estado de Minas e os municípios do Vale do Jequitinhonha, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, realizou nesta quarta (22/03), a Devolutiva da Força Tarefa Estadual das Arboviroses. A ação visou a redução dos casos de dengue e chikungunya, por meio da intensificação e reforço de pessoal nas ações de combate ao mosquito. Participaram da ação os Municípios de Joaíma, Itinga e Jacinto.

Em Jacinto, a SES-MG, reuniu-se com as autoridades da Secretaria de Saúde, Setor de Endemias, Atenção Primária, Hospital Bom Pastor, Secretaria de Obras e Legislativo Municipal, afim de mostrar os resultados alcançados e reforçar as ações dentro dos referidos órgãos, para que possam estender o conhecimento às equipes e à população.

Cerca de 20 agentes de endemias da Força Estadual, juntamente com os Agentes de Endemias do Município realizaram as visitas domiciliares, removendo entulhos, lixo e qualquer resquício de foco do mosquito, usando larvicida e mostrando à população, quais as melhores maneiras de se prevenir através da conscientização e educação.

O Presidente da Câmara, Vereador Nilson Dias (PSDB), viu essa Força Tarefa com bons olhos, vide a necessidade que não só o município de Jacinto, mas toda a região tinha em relação ao grande número de casos de infecções pelas arboviroses. Segundo ele, ter essa ajuda dos órgãos estaduais faz com que os profissionais do município tenham um maior respaldo e a população uma quantidade maior de agentes no combate. “A situação geral evidenciou a necessidade desse maior controle através da Força Tarefa. Através dela, a população acaba ficando melhor assistida e, através das ações educativas de conscientização, ficam conhecendo as melhores formas de agir para que se evite a proliferação do mosquito e, consequentemente, o aumento do número de casos na cidade”, finalizou.