Presidente Nilson recebe Secretário de Saúde na busca de informações sobre a volta do funcionamento dos PSF’s em Jacinto

por adm publicado 11/01/2023 19h57, última modificação 11/01/2023 19h57

Atendendo aos diversos pedidos da população sobre a pasta da saúde no Município de Jacinto, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Nilson Dias (PSDB), recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta (11), o Secretário Municipal de Saúde Ronny Patrick para saber dele quais os motivos da não abertura dos PSF’s no município até o momento, mesmo estando a cidade e região com elevados números de dengue e chikungunya. No encontro, também estiveram presentes o Vereador Getúlio Martins (PSDB) e o Consultor de RH da Resolve Consultoria, Sr. José Balbino, que também passaram mais informações ao presidente.

A princípio, o grande motivo do encontro foi a indagação da população sobre a não abertura dos PSF’s no município e nos distritos. Segundo eles, desde meados de Dezembro os postos foram fechados e a população teve uma diminuição nos atendimentos. Com isso, o Secretário de Saúde, Ronny Patrick, informou que essa paralização se deu por motivos burocráticos, porém, os atendimentos se mantiveram em regime de plantão, tudo isso respaldado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Com o gancho na área de questões contratuais, o Sr. José Balbino, responsável pela Consultoria de RH do Município, informou que as novas normas do E-social acabaram por travar algumas ações, impossibilitando novas contratações antes do tempo determinado. Segundo ele, o município correu atrás e já está apto para iniciar algumas contratações que são mais urgentes para que pastas como a da Saúde possam ter seu pleno funcionamento o mais rápido possível.

O secretário Ronny informou que todas as equipes já estão sendo formadas e que na próxima segunda, dia 16, os PSF’s serão reabertos normalmente. Segundo ele, os atendimentos voltarão de forma gradual e toda a população será assistida, tanto na sede quanto nos distritos e povoados. “A questão da saúde vem sendo tratada como prioridade absoluta e o aumento absurdo nos casos de dengue e chikungunya nos pegou desprevenidos, mesmo assim, já adiantamos as questões burocráticas das contratações para que as equipes possam estar completas e atendendo normalmente a partir da próxima semana. Além do plantão no PSF Vida Nova que já está tendo desde Dezembro, também estaremos com atendimento amanhã em Bom Jardim e na sexta em Avaí”, finalizou.

O Presidente da Casa Vereador Nilson Dias, agradeceu ao Secretário de Saúde por poder tirar essas dúvidas e levar à população maiores esclarecimentos sobre a situação da pasta no nosso município. Para ele, a Câmara acredita sempre nesse bom diálogo com os Secretários do Poder executivo e de como isso é importante para uma melhor estruturação da vida da população Jacintense. “Através desses encontros podemos juntos alinhar e criar diretrizes para que os atendimentos de saúde sejam melhores e mais eficientes. Sabendo da realidade que cada pasta passa, diretamente de quem a comanda, é que podemos traçar as melhores ferramentas e garantir os direitos dos cidadãos com mais plenitude. A Câmara está sempre disposta para receber todo mundo para que possamos juntos fazer o melhor para nosso Jacinto”, finalizou o presidente Nilson.