Presidente Pabiana participa de treinamento de Controle Interno promovido pelo Tribunal de Contas Estadual

por adm publicado 16/09/2021 10h40, última modificação 16/09/2021 10h40

Visando adquirir um maior conhecimento sobre as diversas áreas da administração pública, a Presidente da Câmara Municipal de Jacinto, Pabiana Souza (PSDB), participou na última quarta (15), de um treinamento sobre aprimoramento do controle interno. Realizado na CDL de Teófilo Otoni – MG, ação foi promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, e tinha como norte, as novas diretrizes tecnológicas na aplicação e fiscalização do bem público.

Tendo a pandemia mudado toda a forma de relacionamentos interpessoais, o TCE mostrou no treinamento como as inovações tecnológicas influenciaram e ainda influenciam no serviço público em geral. Explicaram sobre as videoconferências, sobre como as reuniões virtuais deram celeridade em alguns tipos de serviço e como isso impactou no trabalho dos gestores públicos. Além disso, foram mostrados e explicados alguns aplicativos onde os diversos processos da administração pública são especificados, dando ao órgão controlador, ao gestor público, ao controlador interno e principalmente à população, maiores informações com mais transparência para que tudo possa correr devidamente como se deve.

O primeiro aplicativo a ser estudado foi o “NA PONTA DO LÁPIS”. Voltado para a área de educação, o App disponibiliza todas as informações sobre o sistema educacional de cada município e também possibilita a participação do cidadão no controle e fiscalização do setor. Através dele, podemos enviar demandas necessárias para o órgão regulador, facilitando e dando mais celeridade na resolução daquele determinado problema. Caso haja a irregularidade e incompatibilidade de informação, o Tribunal consegue cruzar esses dados, agilizando o processo, sem a necessidade de deslocamento de profissionais de uma cidade à outra. A população participando ativamente faz com que os gestores públicos exerçam com mais critério as ações nessa pasta específica.

Após, mostraram o APP do SISOP-MG (Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais). Através dele, toda a fiscalização de obras públicas e controle de gastos poderão ser feitas. Seu objetivo é disponibilizar os dados estruturados e os documentos relativos às despesas com obras e serviços de engenharia, desde o processo licitatório até a conclusão, com ênfase nessa transparência e controle social. O cidadão podendo acessar os dados onde e na hora que bem entender. Em breve, também será possível acessar um banco de dados com valores aproximados de obras. Através desse banco, o gestor, o controlador interno e principalmente o cidadão, poderão fazer um comparativo para saber se aquela determinada obra em sua cidade está tendo preços elevados ou abaixo da margem.

Por fim, explicaram sobre o APP “LUPA DE MINAS”. Essa ferramenta é uma das mais importantes em todo esse processo de transparência de contas públicas municipais. Com ela o cidadão tem acesso, de uma forma fácil, a todos os dados fiscais do seu município, em qualquer área que ele ache necessário essa pesquisa. Através dele, as pessoas poderão fazer comparativos com dados de outras cidades, fazendo sua avaliação da gestão pública local. Todos os dados que compõem o APP estão disponibilizados pelo SICOM (Sistema Informatizado de Contas dos Municípios), do TCEMG, atualizados por cada cidade diariamente.

Para a presidente da Câmara, Pabiana Souza (PSDB), o Tribunal de Contas do Estado está facilitando o trabalho para os gestores e dando mais direito de participação da sociedade em geral. O gestor precisa estar sempre alinhado com seu controlador interno, analisando criteriosamente para fugir das coisas erradas. A presidente sempre buscou essa transparência, e pretende sempre se aprimorar nas diversas áreas da administração pública. “Foi muito proveitoso esse treinamento e ele é alinhado com o estilo de trabalho que já venho implantando aqui na Câmara, com transparência e gestão de recurso de forma honesta. Mostramos ao povo onde está indo o dinheiro público, adequadamente, sem rodeios, e buscamos com mais esse novo aprendizado, trazer a população para dentro do sistema público, para que juntos possamos lutar por um futuro melhor para todos, deixando sempre o legado da honestidade e transparência”, finalizou a presidente.

Com a atualização dos sistemas de controle de dados do TCE, fica cada vez mais difícil acontecer ilicitudes. A população se adequando cada vez mais aos órgãos de controle, evita-se por muito a corrupção. Com eles, os recursos têm que ser geridos cada vez mais de forma adequada.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 29 de Setembro, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Rádio Povo FM