Reunião sobre o FUNDEB movimenta a manhã da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social

por adm publicado 15/02/2022 11h34, última modificação 15/02/2022 11h34

Os parlamentares que compõem a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, tiveram uma manhã agitada na última segunda (14). Buscando maiores informações sobre o não pagamento do rateio do FUNDEB, a comissão, presidida pelo vereador Warlem Damacena (PRTB), recebeu no plenário municipal o poder Executivo, e os principais interessados no tema: Os professores. Na reunião foram tratadas algumas matérias de direta ligação com o tema descrito, com dúvidas pela parte das comissões e professores, e alguns esclarecimentos pela parte do executivo.

Na pauta, os profissionais da educação buscam apoio, para o recebimento do rateio do FUNDEB, não realizado ainda. O centro da discussão se dá através do apoio da Comissão aos professores, na busca de informações plausíveis do Poder Executivo do porquê ainda não ter sido pago, vide cidades vizinhas já o terem feito. De forma unânime, os vereadores assumiram essa responsabilidade de intermediar o desenrolar da história com o executivo, buscando resolver esse impasse de maneira cada vez mais clara e transparente para todos.

Dando os esclarecimentos em nome do Poder executivo, explanaram a secretária de Educação, Ana Cristina, e o Assessor Contábil, Adelino. Durante suas explanações, ambos deram responderam perguntas dentro do segmento e tiraram dúvidas tanto dos membros da comissão, quanto dos professores, principais e maiores interessados. Conforme planilha, exposta durante a reunião pela contabilidade do poder executivo, o resumo das aplicações dos recursos recebidos do FUNDEB foi o seguinte:

• Saldo anterior: R$ 96.329,27
  • Receita Acumulada: R$ 6.352.193,09
  • Total da Disponibilidade: R$ 6.448.522,36
  • Despesa Acumulada: R$ 6.415.936,95
  • Saldo Atual: R$ 32.585,41

Diante do que foi explanado, o presidente da comissão, Vereador Warlem Damacena (PRTB), abriu espaço para os profissionais da educação, questionarem pontos e dialogarem com o poder executivo, uma melhor forma da realização desse pagamento, buscando seus direitos. Com isso, o Vereador Warlem pediu para que fosse formada uma comissão com 6 profissionais do setor, para que juntamente com a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, possam averiguar mais a fundo o porquê do, até então, não pagamento do rateio.

O Poder Executivo por sua vez, através do Prefeito Junior de Deni, deu total liberdade para que ambas as comissões possam averiguar com a Secretaria de Educação, todos os documentos que acharem necessários e se comprometeu a fazer essa atualização para que possa enfim finalizar esse empasse e conseguir liberar o pagamento do rateio para todos os profissionais que o tem direito.

Segundo o Vereador Warlem Damaceno (PRTB), a reunião da comissão presidida por ele trouxe um impacto bastante positivo para o setor de educação, mesmo não tendo ainda uma resposta definitiva do Poder Executivo. Para ele a Câmara segue tendo o compromisso de valorizar os servidores, não apenas da educação, e busca encurtar o diálogo entre quem mais necessita com quem pode resolver o problema. “Iremos cobrar, buscar informações e lutar pela garantia dos direitos do servidor. Pretendemos através do diálogo, bom convívio e fiscalização, trazer as soluções para cada setor ou cidadão que se sentir lesado. Reuniões como a de hoje, mostram cada vez mais nossa força, junto com o povo, buscando juntos melhores condições para eles”, finalizou Warlem.

A Câmara Municipal de Jacinto, através de todas as suas comissões, segue buscando através do diálogo, bom debate, transparência, fiscalização e parcerias, garantir todos os direitos e levar soluções cada vez mais favoráveis à população de Jacinto.

A próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Jacinto será na quarta, dia 23 de Fevereiro, com início às 9h e transmissão nos Canais Oficiais da Câmara no Youtube e Facebook e também pela Web Rádio do Poder Legislativo.