Câmara segue investida na fiscalização da Água no Distrito de Jaguarão

por adm publicado 25/02/2021 09h44, última modificação 25/02/2021 09h44

Seguindo a linha fiscalizatória já iniciada pela casa no distrito de Avaí, a Câmara Municipal de Jacinto, através do Vereador Rawlinson Vieira (REPUBLICANOS), foi buscar as informações sobre o tratamento da água feito pela COPANOR no distrito de Jaguarão. O parlamentar, além de ouvir e conversar com a população, também visitou a barragem de armazenamento de água que abastece o distrito e pôde ver de perto o problema que aquela população padece.  

Assim como no distrito de Avaí, a população também reivindica melhores condições na qualidade da água ofertada. Além de ser salobra, a água tem sido entregue com uma grande quantidade de cloro, causando alergia em grande parte dos moradores do distrito. Segundo a senhora Iva, a água é utilizada apenas para lavar pratos e roupas. Para o consumo, ela utiliza água que o sobrinho retira de uma cacimba numa fazenda próxima.  

A maior reclamação é sobre o fato de ter que pagar a água que chega à população sem condições de consumo e ter que comprar outra água para ser consumida para beber e fazer comida. “Para beber não presta, a COPANOR tem que tomar a responsabilidade de tratar o seu consumidor com mais respeito, fazendo o abastecimento mais adequado para a população, pois não é justo a gente pagar água duas vezes”, reclamou o senhor Jurandir, indignado com as condições de tratamento da água que chega à sua residência.  

Saindo do distrito e indo à barragem de armazenamento da água, o vereador Rawlinson se deparou com outro grande problema. O córrego que abastece a barragem, e posteriormente a população de Jaguarão, não tem proteção, nem isolamento. Animais, pessoas, veículos; todos transitam por dentro do córrego. A proteção que ainda existe, por que grande parte da cerca já caiu, é somente ao redor da barragem, ficando o córrego livre.  

Além do mato muito alto, falta de manutenção, foram encontrados ossos e até fezes de animais no leito do córrego e dentro da área que seria isolada da barragem. Segundo o vereador Rawlinson, nos 10 anos de uso da mesma, nunca foi feita uma inspeção sanitária e nem limpeza da área, acumulando detritos e vegetação. “É falta de cuidado e de zelo da empresa com a população de Jaguarão”, indagou. 

Em tempos de estiagem, com a barragem em seu nível mais baixo de água, o abastecimento do distrito fica pior. Com o nível baixo, a água que resta se mistura com os detritos que ficam no fundo e acabam chegando à população amarronzada, com uma gordura densa e totalmente inapropriada para qualquer tipo de utilização. Esse fato já havia sido apresentado à Câmara em outra ocasião em Agosto de 2019, quando os agentes de legislativo estiveram no distrito com os responsáveis pela COPANOR cobrando melhorias.    

O vereador Rawlinson já passou as instruções do plano de ação proposto pela assessoria jurídica da casa à população e já conseguiu listar vários números de protocolo para dar seguimento no processo. Ele se prontificou, assim como todos os agentes do legislativo, a recolher o maior número de protocolos para que esse plano de ação possa ter maior efetividade e por fim, trazer a melhoria nas condições de abastecimento do distrito de Jaguarão e em todo o território que engloba o município de Jacinto.   

Se você tem problemas em sua rede de esgoto ou no abastecimento de água, serviços prestados pela COPASA ou COPANOR, registre sua reclamação através do número 115, e envie o número de protocolo para a Câmara Municipal através dos Vereadores ou da página oficial no Facebook. Todas as reclamações serão também encaminhadas para a Agência Reguladora ARSAE, dentre outras medidas. 

error while rendering plone.comments